Hotel Fazenda Vento Aragano em Santana Do Livramento, Rio Grande do Sul - Brasil

Venha Conhecer o Pampa, a Vento Aragano te espera

Reserva Online

Nome e Sobrenome:
Email:
Mensagem:

Galeria de Fotos

Ver Galeria Completa de Fotos
Todas as fotos são propriedade de: . A Traveler.com.br não se responsabiliza pelas fotografias publicadas pelos hotéis.

Apresentação

No pampa gaúcho, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, a vastidão dos verdes pastos é sulcada pela memória dos tropéis que demarcaram soberanias e cortada pelas coxilhas que formam desenhos no campo, canalizando ventos que carregam histórias e perfumes e criando recantos de mata nativa que remontam aos primórdios da colonização dos pagos mais tradicionalistas do estado sulino. A região de Cerros Verdes, onde está instalada a Pousada Rural Vento Aragano, é a natureza na exata acepção da palavra.

Descrição Detalhada

A mata nativa de árvores centenárias, o rio Ibirapuitã com suas águas límpidas e puras, os animais silvestres e pássaros sempre livres, enfim, formam o ambiente da região que foi declarada oficialmente, em 1990, como Área de Preservação Ambiental.

A APA do Ibirapuitã, a segunda maior apa em extensão no Brasil, oferece a quem raramente tem tempo para viver em contato com a natureza momentos de verdadeira interação com a mãe terra. Lazer, cultura, tradição e emoção formam o clima de retorno ao ventre da natureza que é o passeio pelas terras dos Cerros Verdes, onde está a Pousada Rural Vento Aragano.

Atividades
* Trilhas Ecológicas - Passeios a pé ou a cavalo
* Trabalhos com os animais da estância
* Jogos - Tênis de Mesa, Volei, Basquete
* Parque da Pousada muito arborizado, ideal para bate-papo, descanso, leitura
e meditação.
* Observação da Fauna existente na Propriedade, muito rica em função de estar inserida na APA do Ibirapuitã, segunda maior reserva do país com 318.000 Ha conforme o decreto nº 529 de 20 de Maio de 1992.
* A Pousada Rural vento Haragano tem mais de 300 Ha de Matas Nativas fechadas, praticamente intocadas.
* Em Função da diversidade biológica existente, a Pousada se presta para estudos científicos com profissionais da área ou estudantes.
* Ambiente da casa requintado, com atendimento personalizado e familiar
* Topografia da Região privilegiada e belíssima.
* Aconchego e conforto numa casa de campo

Origem da Estância Santo Antônio

Nos idos de 1820 Ana Euzébia Ilha de Vargas, vinda dos Açores (Portugal), recebeu do império, nos cerros verdes uma determinada área de terra, dando inicio a sua atividade na pecuária onde com o passar dos anos se tornou uma das mais abastadas estancieiras da região.

Seus descendentes continuaram sempre desenvolvendo atividades no meio pastoril, levando adiante a tradição dos seus antepassados.

Toda esta estrutura rural enfrentou ao longo do tempo inúmeras crises, bem como adversidades climáticas onde a seca se fez presente inúmeras vezes, sendo todas elas superadas pela tenacidade e a garra do gaúcho do pampa.

Nas revoluções de 1893,1923 e 1930 políticos e governantes visitaram com freqüência a propriedade pois nossa família esteve sempre ligada as decisões municipais, estaduais e nacionais.

Em 1959 com o falecimento do Cel. Antonio Fernandes da Cunha a área foi partilhada entre os irmãos José Horácio e Celina.

Dona Celina Cunha ficou com terra nua tendo juntamente com seu marido o advogado Romagueira de Oliveira que construiu uma nova sede, originando a partir desta data a Estância Santo Antonio, lindeira a sede mãe Cerros Verdes.

Escolheram como local o topo ou chapadão da cordilheira. Nada havia. Somente pastos e animais. O casal plantou árvores construíram galpões, fizeram água e edificaram o casarão da família Cunha de Oliveira.

Dados para Contato

Email

Faça login para acessar os demais dados deste estabelecimento.

Endereço Web

http://www.v-aragano.com.br  

Telefone

++(55) 3241-1842

Endereço

Estrada Cerros Verdes

Opiniões Recebidas